Cases e depoimentos

Home Cases e depoimentos RH Operacional Raízen

RH Operacional Raízen

A Raízen é a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional . Genuinamente brasileira, aposta na inovação, na tecnologia e no talento de seus cerca de 40 mil funcionários.

Devido a esta grande quantidade de funcionários, o trabalho do RH da empresa é intenso, com uma alta demanda de relatórios que ajudem na gestão dos processos. Inicialmente, existiam indicadores criados através de planilhas Excel, medida eficiente num primeiro momento, porém com o crescimento do número de colaboradores e da complexidade das análises, faltava flexibilidade e agilidade para gerar os indicadores e consequentemente para a tomada de decisão.

O recém-chegado novo gestor da área já havia trabalhado com a ferramenta QlikView e a indicou para resolver o problema dos indicadores. A Iteris havia realizado projetos de entrega de informação gerencial com QlikView para outros departamentos da Raízen e, devido ao excelente atendimento, a área de TI nos indicou para o departamento de RH.

Principal desafio

O maior desafio que a Iteris enfrentou foi relativo à expectativa de prazo para a entrega do projeto: 3 meses.

Soluções

Para conseguir atender a demanda da Raízen no prazo determinado, a Iteris engajou alguns dos seus melhores especialistas no assunto : profissionais com experiência técnica nas ferramentas escolhidas para o projeto e com uma base funcional para sugerir as melhores alternativas de publicação de análises, considerando o prazo combinado e a excelência que faz parte de nossa forma de atuar.

Com a solução de Business Intelligence desenvolvida, foi disponibilizado um dashboard (painel) com indicadores de performance (KPI's) como turnover, contratação, desligamento, entre outros, para transmitir uma visão consolidada e também analítica que suportasse a tomada de decisão dos gestores.

Resultados

O projeto foi realizado no prazo combinado e encantou os diretores e gerentes, não só pelo resultado final, como pela velocidade com que as análises passaram a ser disponibilizadas. Houve uma redução de quase 90% no tempo de disponibilização da informação e o esforço que antes era gasto para o desenvolvimento dos indicadores, agora é utilizado pela equipe para efetuar análises.