Cases e depoimentos

Home Cases e depoimentos Logística Industrial Raízen

Logística Industrial Raízen

Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é uma das maiores empresas brasileiras em faturamento e atualmente possui a maior capacidade de moagem de cana-de-açúcar do mundo. Para manter uma empresa desse porte em destaque no seu segmento e no mundo, todas as áreas enfrentam desafios diversos.

Para auxiliar nos processos da Logística Industrial, eram utilizadas internamente algumas planilhas Excel que não eram eficazes, pela sua morosidade e principalmente por não permitirem a identificação dos pontos onde ocorriam conflitos. Este departamento da empresa é responsável pela movimentação interna de açúcar (incluindo algumas movimentações externas entre usinas e armazéns da própria empresa), bagaço e resíduo. Devido ao porte da empresa, todas essas tarefas são complexas e demandam grande monitoramento.

Dado o histórico de qualidade dos serviços prestados pela Iteris em outros departamentos da Raízen, fomos recomendados para desenvolver um projeto que solucionasse os problemas dos indicadores da Logística Industrial.

Principais desafios

  • A migração de sistema legado da Raízen para o SAP, que ocorreu em paralelo ao desenvolvimento do projeto de BI pela Iteris;
  • O aprendizado sobre a logística de açúcar e as regras de sazonalidade do negócio para o desenvolvimento adequado do projeto.

Soluções

Foram elaborados indicadores de fraude e de eficiência como: pesagem manual, carga em trânsito, performance de carregamento, entre outros, para solucionar os principais problemas da Logística Industrial. No desenvolvimento deste projeto foi utilizada a plataforma QlikView em sua totalidade, para as cargas de dados (ETL), base de dados de armazenamento (QVDs) e relatórios (gráficos e tabelas WEB).

Através do dashboard (painel) é possível controlar o acesso aos dados conforme o usuário do Windows que estiver logado e a atualização é feita a cada duas horas. Como complemento, há um relatório extraído para PDF e enviado para as unidades, para cobrar as transportadoras em relação ao reembolso do açúcar perdido durante o transporte. No total são onze visões WEB disponíveis para os gestores e administradores da logística industrial e de outras unidades distribuídas pelo Brasil.

Resultado

Com o projeto implantado, o benefício percebido de imediato foi a otimização do tempo de disponibilização dos indicadores. Antes os relatórios demoravam uma semana para serem gerados, passando agora para poucas horas. Possibilitando a rápida identificação de conflitos, consequentemente a tomada de decisão acontece com mais agilidade. Outro fator determinante para o sucesso do projeto foi a confiabilidade trazida pela automação do processamento das informações, além da segurança em saber que os erros serão identificados e haverá tempo hábil para solucioná-los.