Como desenvolver uma gestão de produtos digitais eficaz
Seja uma startup, um negócio de pequeno porte ou uma grande corporação, toda empresa está em uma corrida acirrada para produzir soluções digitais inovadoras que possam atender às necessidades de seus consumidores. Aqui é onde a gestão de produtos digitais entra como um componente-chave.
Mas você já se perguntou como as companhias conseguem projetar e lançar produtos digitais inovadores e em grande escala? A resposta é: Investindo em uma gestão de produtos digitais eficaz.
No cerne de qualquer negócio bem-sucedido, a gestão de produtos, também conhecida como product management, desempenha um papel estratégico crucial em organizações orientadas a produtos. Ela é fundamental para o crescimento organizacional e para a obtenção de vantagens de mercado.
Poranto, espera-se que a gestão de produtos acompanhe as tendências, alcance novos públicos, apresente melhorias incrementais, desenvolva novas entregas que forneçam vantagem competitiva e crescimento sustentável.
Em um mercado altamente competitivo, ter uma boa gestão de produtos digitais pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização. Neste artigo, apresentamos as principais práticas para desenvolvê-la.
6 passos para desenvolver uma gestão de produtos digitais eficaz
1. Conheça o seu mercado
Para desenvolver uma boa gestão de produtos, é essencial conhecer bem o mercado em que a empresa atua. Segundo uma pesquisa do CB Insights feita com 111 startups que fecharam entre 2018 e 2021, 35% falharam devido à falta de demanda de mercado.
Ou seja, muitas vezes surge uma ideia, que parecia ser fantástica, mas não houve investimento em uma pesquisa prévia para entender se realmente essa necessidade existe. O resultado final, é o desperdício de tempo e dinheiro com um produto que não terá consumidores.
2. Defina uma estratégia de produto
Neste passo, é definido um plano abrangente sobre como a empresa irá desenvolver e comercializar suas soluções ou serviços.
O plano deve estar alinhado com a missão e visão da empresa e com os objetivos de negócio. É imprescindível ter em mente que a estratégia deve ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças de comportamento do usuário e do mercado.
3. Priorize investimentos
Uma boa gestão de produtos requer investimentos em diferentes áreas, como pesquisa e desenvolvimento, marketing, vendas, entre outras.
É necessário priorizá-los conforme a estratégia definida, retorno sobre o investimento e com as necessidades dos usuários e mercado. Otimize seus recursos dentro de um pensamento mais enxuto, afinal, você precisará deles para validar suas hipóteses.
4. Construa o Roadmap do Produto
O roadmap do produto consiste em organizar e visualizar as iniciativas, atualizações do produto e resultados pretendidos que a equipe planeja alcançar em um tempo determinado.
Nele, você desenvolverá uma estratégia que combina a visão e objetivos de produto com a estratégia da organização. Para uma boa comunicação, o roadmap prioriza os detalhes mais abrangentes, é específico e tem um prazo definido, de modo que você saiba o que será lançado e quando.
5. Estabeleça um processo de gestão de produtos
É essencial ter um processo claro e organizado para a gestão de produtos. Isso envolve definir responsabilidades, estabelecer prazos, criar fluxos de trabalho, entre outras atividades para garantir que todos os produtos sejam gerenciados de forma eficaz.
Outro fator importante em uma gestão de produtos de excelência, é garantir que todos os envolvidos no desenvolvimento da solução se comuniquem regularmente. Isso pode ser alcançado por meio de metodologias ágeis. Elas permitem que a visão do produto seja refinada, o roadmap seja atualizado e as equipes estejam alinhadas.
6. Faça testes e analise o desempenho do produto
Durante todas as etapas do desenvolvimento do produto faça testes e avaliações para garantir que ele atende às expectativas do mercado e dos clientes. A partir dos testes é que sua equipe consegue identificar bugs ou falhas, e realizar ajustes.
Outro fator importante da gestão de produtos é sempre analisar o desempenho do produto no mercado. Utilize dados e métricas para avaliar o sucesso e realizar melhorias contínuas.
Conclusão
Em resumo, a gestão de produtos é um processo complexo, que requer muita atenção e cuidado por parte das empresas. É necessária uma combinação de habilidades, estratégia e comunicação para um resultado eficaz.
Certifique-se de que todos os membros da equipe envolvida no desenvolvimento da solução estejam alinhados com o planejamento do produto e trabalhem em conjunto para alcançar os objetivos definidos.
Na Iteris, oferecemos serviços de gestão de produtos que atuam no processo de idealização, desenvolvimento, lançamento e manutenção (end-to-end). Isso significa que a nossa equipe trabalha durante todo o ciclo de vida do produto, desde os objetivos estratégicos até os detalhes da experiência do usuário.
Quer saber mais? Converse com a nossa equipe!