Cultura de produto: como implementar no seu negócio?
Confira o que é e como desenvolver uma cultura com foco no produto, experiência do cliente e inovação!
Você sabe o que é cultura de produto? Essencialmente, assim como outra cultura, a de produto é formada por um conjunto de crenças, valores e práticas – o quê, por que e como – que levam à criação e entregas de alta qualidade. Neste artigo, você vai descobrir mais detalhadamente:
- O que é Cultura de Produto;
- O que é Product Management;
- Como implementar uma cultura de produto no seu negócio.
O que é Cultura de Produto
A cultura de produto tem como objetivo criar ou evoluir produtos focados nas dores e necessidades dos usuários/clientes. A ideia é gerar uma entrega cada vez mais alinhada, oferecendo a melhor experiência possível.
A expressão “cultura de produto” enfatiza também a necessidade de impactar não só as demandas empresariais, como também os comportamentos e processos da empresa.
É um modelo de trabalho em que todos os times são orientados para os objetivos de negócio e com o mindset de entregar valor para o usuário, buscando melhorias contínuas e inovação.
Como resultado, conforme mostra uma pesquisa da McKinsey & Company, empresas com gerenciamento de produto eficaz alcançam um crescimento de vendas 80% maior e lucratividade 50% maior em comparação a outras com gerenciamento de produto ruim.
Exemplos de empresas com fortes culturas de produtos
Às vezes, a melhor maneira de entender completamente um conceito como cultura de produto é vê-lo em ação.
Grandes organizações de tecnologias trazem exemplos fortes. Uma delas é a Slack, a plataforma de mensagens instantâneas e colaboração, que segue 5 princípios do produto, que funcionam como diretrizes essenciais que ajudam as equipes a avaliar o trabalho entre as funções.
- Não me faça pensar (interface do usuário e design de experiência);
- Ofereça uma boa experiência
- Faça a prototipagem do que deseja construir;
- Não reinvente a roda;
- Faça apostas maiores e mais ousadas;
O Slack emprega esses princípios não apenas para produtos, mas também em outras equipes internas (como jurídica e marketing) para garantir que todas as tomadas de decisão sejam orientadas pelos mesmos princípios.
Já a Apple é famosa por imaginar produtos antes que os consumidores soubessem que precisavam deles. A Apple conta com qualidade e inovação para entrar em novos mercados e criar demanda com suas linhas.
Empresas como LinkedIn e Facebook (Meta) são exemplos de organizações com uma cultura de produto eficaz, tendo como base os dados. Todas as decisões tomadas por equipes internas sobre o produto e a estratégia de negócios são focadas em alavancar e coletar dados e, em seguida, usar insights para definir os próximos passos.
Como implementar a cultura de produto no seu negócio?
Implementar a cultura de produto é um processo, já que quando se trata de cultura, é necessário reformular todos os comportamentos, mentalidade e formas de trabalhar dos membros da empresa. Apesar disso, algumas dicas podem ajudar.
Foco no problema do cliente
A principal dica para não se perder durante o processo de desenvolvimento do produto é ter sempre em mente o problema do cliente. O produto está sendo criado por um motivo – e esse motivo é a dor do usuário. É preciso haver questionamentos, empatia e alinhamento das necessidades do cliente com os objetivos da empresa.
Melhoria contínua
Adotar a mentalidade de melhoria contínua facilita a adaptação da equipe com a implementação da cultura de produto. Antes de lançar um novo app, por exemplo, é preciso entender o mercado, definir o problema, validar de forma barata sua solução e fazer interações e testes frequentes, tudo para que você valide ou invalide suas hipóteses antes do desenvolvimento. Treine a equipe para encarar as mudanças como evolução, não como fracasso!
Foco no aprendizado
A dica anterior se complementa a essa. O objetivo da equipe é melhorar continuamente, mas sempre levar um aprendizado para casa. Se o produto consegue ser desenvolvido a partir de todos os aprendizados obtidos durante a fase de experimentação, terá mais chances de atingir o sucesso.
Além disso, o foco no aprendizado também garante um time resiliente, mais alinhado e com uma comunicação mais clara.
Decisões baseadas em dados
Em uma cultura de produto, a tomada de decisão deve levar em consideração os dados. As informações coletadas devem ser tratadas e processadas estrategicamente, para que os próximos passos sejam, de fato, alinhados com os objetivos do negócio, e não simplesmente tomados de acordo com o que se pensa ser a melhor decisão.
A cultura de produto é uma implementação contínua, mas traz muitos benefícios e melhorias quando feita de maneira eficaz. Continue aprendendo mais sobre esses e outros assuntos aqui no blog da Iteris!