Product Management: como trazer valor para o seu produto
Descubra como o Product Management e suas técnicas geram valor para soluções digitais
No cenário digital atual, o Product Management (PM) conquistou uma posição muito significativa. É uma atividade que, estando no centro de um negócio, equilibra a necessidade de oferecer valor ao cliente e à empresa, com o que é tecnicamente e financeiramente viável.
Neste artigo, você vai entender como esse modelo e seus métodos resultam em produtos de sucesso.
O que é valor de produto
A criação de valor de um produto é a base essencial para sustentar um negócio rentável e duradouro. Sem isso bem definido, o que é oferecido acaba sendo mais do mesmo aos olhos do mercado que você deseja atingir.
Para o cliente, o valor é a soma de todos os benefícios que o mesmo recebe ao consumir um produto ou serviço. Enquanto para a empresa, gerar valor, significa buscar de forma contínua a evolução e melhoria de tudo que ela produz.
Segundo o Gartner, o valor pode ser obtido por meio da otimização dos modelos de negócios atuais ou da criação de novos. Se uma organização não estiver desenvolvendo novas formas de engajar clientes, acaba ficando para trás.
Entretanto, identificar e comunicar isso pode ser difícil. Em alguns casos, embora uma solução possua uma tecnologia única, a empresa pode não saber quem a deseja ou por que ela é importante.
Para isso, é necessário investir tempo para definir e criar o fator diferençável. E o PM auxilia também na criação de valor do produto.
Como Product Management gera valor
PM é uma prática importante para empresas que desejam desenvolver soluções de qualidade e se destacar no mercado.
Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, empresas com gerenciamento de produto eficaz alcançam um crescimento de vendas 80% maior e 50% a mais de lucratividade.
Mas, sem dúvida, uma das principais responsabilidades da área de Product Management é atingir resultados para o negócio ao entregar valor para o cliente.
Isto é, deixar claro qual o benefício que aquela solução oferece para o negócio ou para o dia a dia dos usuários.
A seguir, confira algumas maneiras pelas quais essa função pode melhorar a qualidade e gerar valor em seus produtos.
Entendimento do mercado e dos consumidores
De acordo com uma pesquisa da CBInsights, uma das principais razões de startups falharem é por entregarem algo que os usuários não precisam ou usam. Há claramente um erro de entendimento de mercado.
A criação de valor de um produto não acontece sem uma compreensão de quem é o cliente potencial e quais são suas dores e necessidades.
Por isso, a função de PM realiza uma pesquisa detalhada, do mercado e da concorrência, a fim de identificar oportunidades e ameaças, além de compreender as necessidades e expectativas dos consumidores.
Na oferta de Product Management da Iteris, por exemplo, nossos especialistas realizam assessment da sua empresa para entender qual é o melhor serviço para o seu momento. Em seguida, desenhamos sugestões de soluções para que você possa escolher o caminho que faz mais sentido para a sua empresa.
Nosso objetivo é aproveitar plenamente das oportunidades geradas pela tecnologia para impulsionar a transformação digital, mudando como os negócios se conectam e geram valor para os seus clientes.
Definição de uma estratégia clara
Um dos principais propósitos da gestão de produtos é alinhar o desenvolvimento e as estratégias da solução com as necessidades da empresa.
O plano desenvolvido precisa levar em consideração o mercado, os clientes, os concorrentes e os recursos disponíveis para a construção do produto.
Dessa forma, a solução pode ser construída de maneira eficiente, atendendo os propósitos da organização.
Se você está com dificuldades de construir uma estratégia de produto, fale conosco! Construir produtos exige diversas etapas que nós da Iteris podemos te ajudar.
Mapeamento de Experiências
Um dos recursos para identificar melhor os benefícios que seu produto pode oferecer ao usuário é o Mapeamento de Experiências.
Essa é uma técnica utilizada para entender o comportamento dos usuários e como eles interagem com a solução em diferentes etapas da jornada de uso.
A abordagem permite que a equipe colete feedbacks valiosos e use essas informações para desenvolver soluções que atendam às necessidades do usuário e da empresa.
Desenvolvimento com qualidade
Um produto de qualidade é essencial para gerar valor – embora pareça óbvio, é sempre bom reforçar. Logo, mesmo pequenas falhas ou problemas inesperados podem afetar negativamente a imagem da empresa e reduzir a satisfação dos consumidores.
A equipe de PM garante que a solução seja produzida de maneira eficiente e com qualidade. Isso envolve seguir as especificações definidas e realizar testes, para validar antes do lançamento.
Lançamento efetivo
O lançamento é uma etapa crítica do processo de desenvolvimento do produto. O time de PM é responsável por garantir, também, que a solução seja colocada no mercado de maneira efetiva.
Isso envolve definir o plano de lançamento e garantir que a equipe de suporte esteja pronta para atender os usuários.
Um lançamento bem-sucedido pode gerar valor de várias maneiras. Pode aumentar a visibilidade do produto, atrair novos clientes e melhorar a satisfação dos já existentes.
A Iteris te ajuda a construir e lançar produtos de sucesso!
A Iteris é uma empresa Next-Gen com mais de 13 anos de experiência, impulsionando a transformação digital dos mais diversos segmentos de mercado.
Aqui oferecemos serviços de gestão de produtos em todo o processo de desenvolvimento (end-to-end). Isso significa que o nosso time atua durante todo o ciclo de vida da sua solução, desde os objetivos estratégicos até os detalhes da experiência do usuário.
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