Metodologia DevOps: Alavancando Inovação e Eficiência
Em um mundo onde a tecnologia avança a passos largos, a agilidade e a eficiência no desenvolvimento de software se tornaram essenciais. É aqui que a Metodologia DevOps entra como uma verdadeira revolução, facilitando a vida de desenvolvedores e empresas.
No atual cenário de negócios as organizações precisam constantemente aperfeiçoar seus processos e práticas.
De acordo com um relatório da Markets and Markets, espera-se que o mercado global de DevOps cresça de $3,42 bilhões em 2018 para $10,31 bilhões até o final do ano de 2023.
Isso mostra a crescente popularidade e adoção da Metodologia DevOps em organizações ao redor do mundo.
Leia também: 10 termos de DevOps que você precisa saber
O que é Metodologia DevOps?
Antes de mais nada, vamos definir o que significa Metodologia DevOps.
Mais que uma palavra da moda, é uma abordagem que traz componentes essenciais como integração contínua, entrega contínua, microsserviços e infraestrutura como código.
Portanto, esses componentes ajudam na automação e monitoramento de todas as fases do ciclo de vida do desenvolvimento de software, desde a integração, teste, liberação até a implantação e gerenciamento de infraestrutura.
Os números não mentem: a Metodologia DevOps é uma tendência em crescimento. Segundo a pesquisa “State of DevOps Report 2021” da Puppet Labs, 97% das organizações que adotam DevOps concordam que a automação melhora a qualidade do seu trabalho.
Benefícios competitivos com a Metodologia DevOps
Adotar a Metodologia DevOps pode trazer uma série de benefícios tangíveis para as organizações:
- Agilidade: Aumento na velocidade de entrega, permitindo que as empresas respondam de forma mais eficaz às mudanças do mercado.
- Qualidade: A integração contínua e os testes automatizados resultam em produtos de maior qualidade.
- Colaboração: Promove uma cultura de trabalho conjunto, quebrando silos e fortalecendo a comunicação entre as equipes.
- Redução de Custos: A automação e a eficiência operacional reduzem os custos associados ao desenvolvimento e manutenção de aplicativos.
SRE (Site Reliability Engineering)
O SRE, ou Engenharia de Confiabilidade de Site, é uma disciplina que incorpora aspectos de engenharia de software e aplica-os a problemas de infraestrutura e operações.
O objetivo é criar operações escaláveis e altamente confiáveis para sistemas.
O SRE e a Metodologia DevOps são altamente complementares. Enquanto o DevOps foca na colaboração e na entrega rápida de software, o SRE se concentra na confiabilidade, disponibilidade e desempenho dos serviços.
Juntos, esses conceitos podem ajudar as organizações a desenvolver e operar serviços de alta qualidade em escala.
Leia mais: Cultura DevOps – como começar
Por que a Metodologia DevOps é essencial para empresas modernas?
Em suma, a Metodologia DevOps é mais do que apenas uma série de práticas – é um catalisador para a transformação digital dos negócios.
Por meio da melhoria da colaboração, da automação de processos e da entrega contínua, as empresas podem alavancar a inovação, garantir a satisfação do cliente e manter uma vantagem competitiva no mercado.
Conte com a Iteris para auxiliar sua empresa na jornada da transformação digital, utilizando as melhores práticas da Metodologia DevOps.
Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar você a alcançar excelência no desenvolvimento de software.