Como definir estratégias de design alinhadas ao objetivo do negócio
A falta de consolidação das estratégias de design é hoje um problema enfrentado por muitas empresas que passam pela transformação digital. Essa dificuldade decorre de múltiplos fatores, dentre os quais podemos destacar a desconexão das necessidades do usuário com os objetivos de negócio, seja por falhas em pesquisa, criação ou implementação.
Como consequência desse cenário, temos um ciclo de vida curto dos produtos, turnover elevado e insatisfação dos usuários. Tudo isso poderia ser evitado com um passo que é mais simples do que parece: a definição de uma boa estratégia.
No começo dos anos 2000, o livro “Projeto de Produto”, uma das primeiras referências importantes na área, já mostrava que o alinhamento às estratégias da empresa é fundamental para o sucesso de um design.
Hoje, quando falamos no desenvolvimento de produtos digitais, a força dessa premissa é muito maior, já que tudo acontece muito mais rápido, inclusive o fracasso de algo mal planejado.
Para ajudar no desenvolvimento de um plano de design eficiente, preparamos três passos que você deve seguir. Confira!
3 passos para definir estratégias de design alinhadas ao objetivo do negócio
1. Entenda quais são os objetivos reais do negócio
Parece uma questão muito simples, mas você entende quais são os objetivos reais do seu negócio? Para o CEO, os executivos e até mesmo o head de produto, isso pode estar bem claro. Mas será que esses objetivos estão alinhados com as reais necessidades dos usuários?
É importante que todos os envolvidos tenham uma visão clara não somente dos objetivos estratégicos, mas também do alinhamento com os usuários. Outro fator relevante é que a equipe que atuará desde a pesquisa até a implementação também tenha conhecimento destes fatores.
Todos os envolvidos devem estar alinhados e conscientes da estratégia, e para isso, os objetivos devem estar bem definidos e as necessidades dos usuários bastante claras
Sua empresa pode obter essa sinergia com o apoio de uma consultoria de Product Design. A Iteris, por exemplo, trabalha com três principais pilares: Discovery, Design e Delivery. Uma das etapas é o alinhamento entre visão de negócios e do usuário.
2. Conecte-se ao seu cliente
De acordo com o Gartner, os grandes diferenciais das marcas Genius de 2022-2023 estão ligados a dois pontos principais: foco em atender as necessidades do cliente e a abertura para as possibilidades das novas mídias. Ou seja, as grandes empresas já entenderam que criar vínculos com o consumidor é a melhor estratégia.
Os objetivos do seu usuários são condizentes com seus objetivos de negócio? Se a resposta for não, algo está errado. Uma boa estratégia de design precisa considerar o que o usuário precisa sem perder a conexão com as necessidades da organização. Se isso parece impossível, pode ser a hora de entender melhor o perfil do seu usuário.
3. Avalie antes de implementar
Em outras palavras: não deixe a estratégia se perder. Depois de prototipar um produto, é importante verificar se ele realmente atende a todos os pontos propostos. Esse passo evita que os objetivos de negócio deixem de ser o foco. Também é necessário ter certeza de que esse design realmente atende às particularidades e dores do cliente.
Essas três etapas podem ser facilmente realizadas, e garantem uma estratégia lucrativa e eficiente, reduzindo prejuízos com turnover, aumentando o ciclo de vida dos produtos e a satisfação dos clientes.
Nós podemos te ajudar!
A Iteris é uma consultoria especializada em transformação digital, que oferece produtos e serviços que ajudam empresas a escalar de maneira eficiente e sólida no mercado.
Na área de Product Design, atuamos de maneira integral nas três fases: pesquisa, desenvolvimento e entrega. Acesse nosso site e confira as informações completas sobre a solução!