Como Ser DevOps: 5 sinais que o seu negócio precisa deste serviço
As práticas de DevOps têm se tornado cada vez mais cruciais para as empresas que buscam excelência em suas operações de TI e desenvolvimento de sistemas e produtos digitais e “Como Ser DevOps” se tornou uma questão que as empresas precisam responder para se manterem competitivas no mercado.
Neste artigo, vamos desvendar o que significa ser DevOps e apresentar cinco sinais de que seu negócio precisa adotar essa abordagem transformadora.
O que é DevOps?
DevOps é a fusão das equipes de Desenvolvimento (Dev) e Operações (Ops) dentro de uma abordagem organizacional que facilita a manutenção e o desenvolvimento mais rápido de Produtos digitais.
De forma prática, para responder como ser DevOps no mercado atual é preciso lembrar que essa é uma abordagem organizacional é baseada em em um conjunto de pessoas, ferramentas e processos, que visa implementar novas maneiras de trabalhar, pautadas na colaboração entre as equipes e na diversidade das atividades e dos profissionais envolvidos.
Ou seja, estamos falando de divisão de responsabilidades, fluxo de trabalho, aumento de produtividade e um melhor desempenho compartilhado. Tudo isso funciona dentro de uma cultura DevOps e os benefícios podem ser:
- Economia de recursos;
- Processos otimizados e simplificados;
- Melhor comunicação;
- Entregas mais ágeis;
- Automação de tarefas.
5 sinais que o seu negócio precisa de um serviço de DevOps
1. Pouca produtividade
Em organizações que não utilizam DevOps, as equipes envolvidas podem sentir que as entregas não avançam. Essa “espera” pode ser causada por acessos em ambientes de desenvolvimento, falta de comunicação, falta do código de outras equipes ou pela aprovação dos requisitos de negócios.
Com DevOps, a produtividade é muito superior. Segundo a pesquisa State of DevOps da DORA, equipes de elite que trabalham com DevOps, implantam códigos 973 vezes mais frequentes e 6570 mais rápido do que as equipes de baixo desempenho, que não seguem práticas de desenvolvimento ágil.
O DevOps definitivamente mudou o jogo quando se trata de manter a produtividade alta. Por meio de uma lista de ferramentas que aplicam mentalidade ágil, ele promove velocidade e qualidade na entrega de produtos digitais.
2. Entregas de baixa qualidade
Existem muitas razões pelas quais as empresas buscam o serviço de DevOps, incluindo entregas mais rápidas e operações mais ágeis, mas o verdadeiro valor se resume à melhoria da qualidade que é perceptível pelo usuário.
Você pode elevar a qualidade dos produtos digitais aumentando constantemente o nível de automação do processo de entrega e trabalhando com equipes de DevOps que entregam constantemente pequenos recursos para obter feedback rápido do cliente.
Leia Mais: Case Globo e Iteris: Entenda como implementamos o Globo Ads e o Globo SIM
3. Produtos digitais com vulnerabilidade e instabilidade
No passado, a segurança costumava ser uma tarefa tardia no ciclo de vida do desenvolvimento de um produto digital, às vezes até vista como um obstáculo para o seu lançamento.
Entretanto, com o número maior de ataques a sistemas e as determinações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a segurança hoje deve ser trabalhada desde o início.
Com DevOps, as equipes de desenvolvimento e operações pensam na segurança o tempo todo e utilizam ferramentas para evitar que falhas ocorram.
De acordo com uma análise do relatório anual Accelerate State of DevOps, organizações com DevOps têm melhor desempenho, velocidade e estabilidade de desenvolvimento/implantação de softwares.
Processos como testes automatizados, gerenciamento de mudanças, implantações agendadas com validação do cliente, entre outros, garantem mais estabilidade e eficiência nos sistemas.
4. Insatisfação do usuário final
Toda empresa que busca se manter relevante no mundo digitalizado de hoje precisa que seu produto esteja pronto para o mercado e ofereça uma ótima experiência.
O desenvolvimento e implantação manuais têm muito espaço para erros. E isso pode permitir que bugs e quebras acabem na produção, aumentando o tempo de inatividade e irritando os clientes. O DevOps vem como uma solução que satisfaz o usuário final.
O serviço de DevOps fornece soluções de desenvolvimento de alto nível e excelente experiência. Dessa forma, organizações se tornam mais rápidas, ágeis, eficientes e estruturadas para as entregas.
No final das contas, o DevOps ajuda as empresas a melhorarem a experiência do usuário, oferecendo soluções projetadas de forma inovadora em menos tempo.
5. Custos exagerados com cloud
Existem empresas que gastam muito com a má administração de cloud e acabam tendo custos não previstos.
Segundo uma pesquisa de 2019, feita pela 451 Research, cerca de 80% de 300 líderes financeiros de TI, reconhecem que a má gestão em nuvem trouxe prejuízo aos negócios. Será que é o caso da sua empresa?
Para acompanhar as rápidas demandas de negócios e gerenciar os custos da nuvem, as organizações podem recorrer ao DevOps.
Equipes específicas de FinOps, modelo operacional que utiliza as práticas de DevOps para facilitar o entendimento dos custos dos serviços em nuvem, ajudam a gerenciar a complexa rede de serviços.
Como implementar DevOps no seu negócio
Se você identificou alguns desses sinais presentes na sua empresa e reconhece que precisa aumentar e potencializar entregas de valor aos seus usuários finais, pode contar com a solução de DevOps da Iteris.
Com uma metodologia dividida em quatro etapas, nossa equipe utiliza as melhores práticas e ferramentas do mercado para garantir a entrega dos objetivos. Clique aqui e conheça um pouco mais!