Garantia de Qualidade: o diferencial inegociável no Desenvolvimento de Software
Em meio ao avanço acelerado da tecnologia, a Garantia de Qualidade se estabelece como um requisito fundamental para o sucesso de qualquer produto de software.
Em paralelo, as empresas estão cientes de que, mais do que atender às especificações técnicas, é vital proporcionar experiências sem falhas aos usuários.
Isso porque, softwares bem desenvolvidos não apenas atendem às necessidades dos clientes, mas também consolidam a reputação e a confiabilidade das marcas no mercado.
Por isso, nesse contexto, garantir a excelência é menos sobre cumprir uma lista de requisitos e mais sobre assegurar um posicionamento forte e confiável na vanguarda digital.
O que é Garantia de Qualidade?
A Garantia de Qualidade, frequentemente resumida como QA (do inglês “Quality Assurance”), é o pilar que garante a eficiência e eficácia dos produtos digitais criados.
De forma simplificada, trata-se do processo de definir estratégias e coordenar ações, sempre com foco em melhorias contínuas.
Essas melhorias abrangem processos, ferramentas e equipes, garantindo que cada elemento funcione em harmonia.
Consequentemente, o objetivo é alcançar a excelência e garantir a satisfação total dos usuários.
Em essência, a Garantia de Qualidade não é apenas sobre detectar falhas – é sobre criar uma cultura onde a entrega contínua de valor e a excelência em software são padrões inegociáveis.
Por que empresas devem priorizar esse investimento?
No atual cenário tecnológico global, empresas de todos os portes e setores percebem a necessidade imperativa de integrar soluções de TI robustas para permanecerem competitivas.
No entanto, o desafio não reside apenas em adotar a tecnologia, mas em implementá-la com sucesso.
De acordo com um estudo realizado por Dawn M. Owens e Deepak Khazanchi da University of Nebraska at Omaha, USA, muitos projetos de software e infraestrutura enfrentam desafios significativos, o que compromete sua entrega bem-sucedida.
Estouros de orçamento, atrasos no cronograma e a incapacidade de cumprir os requisitos iniciais são obstáculos comuns. Alarmantemente, esse estudo revela que menos de 30% dos projetos de TI alcançam sucesso completo aos olhos de seus stakeholders.
O impacto financeiro da falha na Qualidade
Para as empresas, o impacto de falhas em projetos de TI vai além da simples insatisfação do cliente. Na realidade, existe um custo monetário substancial atrelado.
Anualmente, organizações de todo o mundo canalizam uma parcela considerável de seus orçamentos em busca de aprimorar suas infraestruturas tecnológicas e processos.
No entanto, mesmo com esse foco, os investimentos em tecnologia não garantem automaticamente o sucesso. Um indicativo disto é um levantamento feito pela H2R Pesquisas Avançadas.
Este estudo também diagnosticou que 85% das empresas ampliaram os investimentos em TI durante a pandemia.
Adicionalmente, ao menos 75% das organizações incluíram pautas sobre inovações em suas discussões de negócio, sinalizando uma clara prioridade dada ao avanço tecnológico.
E os investimentos no setor não param por aí. Segundo dados da Brasscom, a Associação das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, está previsto um investimento de R$666 bilhões desde este ano até 2026 no setor. Isto representa um impressionante crescimento anual de 19,2%.
Sendo assim, diante de tais estatísticas, fica evidente o potencial desperdício associado a projetos de TI mal gerenciados.
Elas também reforçam a importância inegável da Garantia de Qualidade na mitigação destes riscos.
Como realizamos a Gestão da Qualidade de Software na prática?
Para garantir que os investimentos substanciais em TI realmente se convertam em valor e evitem o desperdício de recursos, uma abordagem meticulosa à qualidade é imperativa.
Muito além de apenas testar, a Garantia de Qualidade de Software visa abordar problemas como a não conformidade com os requisitos iniciais, atrasos no cronograma e excedentes no orçamento, que são desafios recorrentes em projetos de desenvolvimento de software.
Por isso, na Iteris, adotamos o mindset de agilidade em nossa Garantia de Qualidade de Software, utilizando-a como ferramenta de análise preditiva.
Dessa forma, evitamos e prevenimos erros antes que aconteçam.
Isso se traduz em economia de tempo e recursos, uma vez que evitamos retrabalhos desnecessários e apoiamos tomadas de decisões mais seguras.
Brevemente, embasamos a qualidade em parâmetros da ISO 25010, que divide a qualidade do produto de software em 8 características:
- Adequação Funcional
- Eficiência de Desempenho
- Compatibilidade
- Usabilidade
- Confiabilidade
- Segurança
- Capacidade de Manutenção
- Portabilidade
O impacto da gestão da qualidade permeia todos os aspectos de uma organização.
Ela traz consigo benefícios tangíveis como a satisfação dos requisitos do cliente, que, por sua vez, inspira confiança. Ao cumprir os requisitos organizacionais, a gestão da qualidade assegura a conformidade regulatória e a entrega de produtos de forma eficiente, pavimentando o caminho para a expansão e lucratividade da empresa.
A Iteris prioriza a satisfação do cliente através da entrega contínua de software de valor, adotando práticas como o VDD, Lean Manufacture e Kaizen.
Somos ainda reconhecidos como a única empresa brasileira líder em Application Quality Assurance pelo estudo ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services 2023.
Entre em contato conosco e confie em uma líder que assegura excelência em Garantia de Qualidade de Software, com atendimento do início ao fim do ciclo de vida do desenvolvimento e manutenção de software.