Cenário
Sendo a maior fornecedora mundial de insumos e serviços agrícolas, a Nutrien Soluções Agrícolas está sediada em Saskatoon, no Canadá.
Em 2018, a história da empresa começou a ser construída no Brasil. E, já nasceram como uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas do país, a partir da fusão da Agrium com a Potash Corp.
Mais perto do Brasil, na América Latina está presente na Argentina, Chile e Uruguai e aqui no país, a empresa conta com 120 unidades comerciais em 13 estados brasileiros, dentre eles: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul.
Com o mundo em completa e total transformação digital, a Nutrien buscava caminhos para digitalizar suas operações no Brasil, com objetivo de garantir o relacionamento entre a empresa e o agricultor com agilidade e eficiência.
“O objetivo de implementar o digital no Brasil reside em otimizar processos, trazendo mais agilidade e tecnologia ao cliente final e ao trabalho geral da equipe.” Roberto Basso, Diretor de Engenharia Digital – Nutrien Latam.
Desafio
Por meio da digitalização, o objetivo da multinacional no Brasil é se tornar a maior e melhor plataforma de soluções agrícolas para o agricultor, com o potencial de formar uma rede entre produtores e consultores.
Oferecendo a experiência completa produtos desde o plantio, passando pela preparação do solo, fertilização, proteção do cultivo, nutrição das plantas e acompanhamento de todo o clico da lavoura, até soluções financeiras.
E, como o agronegócio é um mercado forte no país, um dos desafios do segmento está na contínua digitalização de seus serviços.
“O trabalho junto à Iteris também foi de proporcionar soluções integradas aos agricultores, aproveitando a experiência de negócios da Nutrien Global.”, complementou Roberto Basso.
A empresa chegou até a Iteris por indicação e um de seus principais desafios residia em desenvolver a cultura digital local alavancando o que já havia sido construído por seu time global.
Com seus mais de 14 anos de mercado e mais de 100 grandes clientes e operações no Brasil e Estados unidos, a Iteris aceitou o desafio de adequar os sistemas desenvolvidas para a mesma linguagem e código dos modelos globais.
Em apenas 3 meses foram entregues os passos do projeto:
- Digital Strategy: entendimento da necessidade inicial
- Dev Plan: planejamento da abordagem de desenvolvimento e entrega
- Squads: execução do projeto
Na sequência, em 1 mês, foi criada a infraestrutura própria para o ambiente Brasil e dada a largada para o projeto com os primeiros consultores.
“Já tínhamos confiança na forma de trabalhar e na entrega do time da Iteris de outras experiências, e isso só foi reforçado neste projeto, que abriu caminho para todos nós crescermos. Quando os times – Nutrien e Iteris – fazem cada entrega de forma eficiente, todo o negócio ganha, tanto no Brasil como no global”, conta Basso. “Acreditamos que um dos pontos mais importantes da equipe da Iteris, está ligado à agilidade”, complementa.
Iteris e Nutrien
As squads têm uma rotina baseada em metodologia ágil, facilitando o gerenciamento e inspeção, garantindo transparência para o cliente, além de permitirem entregas rápidas de soluções complexas e de alto valor agregado.
As tecnologias usadas na construção dos sistemas foram: front-end em React Native com back-end em Node, atendendo tanto usuários web quanto mobile com uma única solução.
A primeira Squad formou-se para o MVP, utilizando a infraestrutura dos EUA, com o compartilhamento de códigos. O desafio residia na integração das informações com a plataforma de vendas (e-commerce), disponibilizando todo o plano safra no e-commerce.
Desta forma, a Iteris também desenvolveu soluções digitais para suportar as ofertas financeiras da Nutrien a fim de facilitar toda a jornada de compra pelos agricultores.
Apoiando, então, na condução de melhores relacionamentos com o agricultor para que ele tivesse uma experiência digital completa.
“Em todas as etapas de discovery, a equipe Iteris foi extremamente comprometida e participativa a ponto de se confundir com time Nutrien. Esse inclusive é um ponto forte desse projeto.” destaca Roberto Basso.
Resultados
Além da agilidade, a digitalização do processo de compra do plano safra já propicia escalabilidade e agrega valor para a Nutrien, que consegue oferecer a melhor experiência em toda a jornada do agricultor.
A integração de plataformas digitais diminuiu o tempo de entrega, reduzindo custos, proporcionando mais confiabilidade e disponibilidade para gerar novos negócios.
O primeiro resultado aconteceu na entrega do MVP, com a squad do plano safra, que se provou vencedor seguindo a estratégia da Nutrien de servir o agricultor.
Desencadeando, assim, a necessidade de operacionalização de outros pilares, como uma squad para automatizar a compra de insumos agrícolas no e-commerce.
O trabalho em parceria com as equipes das duas companhias rendeu ganho de produtividade, escalabilidade, agilidade, flexibilidade, confiabilidade e inovação nos serviços prestados.
“Temos uma relação muito transparente e sinérgica com o time Iteris.”, comenta Basso.
O projeto ainda avança com squads dos demais pilares estratégicos. “Reconhecemos na Iteris uma empresa parceira com atributos acima dos padrões das consultorias de TI do mercado, tais como: perfil consultivo, desburocratização e agilidade nos processos. Se depender da Nutrien essa parceria com a Iteris vai muito longe.”, completa Basso.