Cenário
Acompanhar a evolução digital é essencial para todas as empresas, para otimizar as operações, ganhar escala com eficiência e, sobretudo, melhorar a experiência do cliente.
Diante desse cenário, a C&A, uma das maiores redes de varejo do mundo, com mais de 1,8 mil unidades em 24 países da Europa, América Latina e Ásia, decidiu investir ainda mais em tecnologia e reestruturar seu marketplace, tornando seu portal escalável, com todos os canais de venda integrados.
Desafio
A reestruturação foi pensada utilizando infraestrutura com base em novas tecnologias, capazes de permitir crescimento em escala a longo prazo, diminuindo burocracias. A base do marketplace serviu de grande apoio para as melhorias realizadas.
Muitos processos se tornaram automatizados e ágeis para um melhor aproveitamento do tempo do time.
O maior objetivo era reforçar a marca C&A como uma das principais fashiontechs do mercado – capaz de entrelaçar a moda e a tecnologia, entregando valor a seus clientes, sellers e funcionários, com tecnologia de ponta, times ágeis e projetos estruturados para crescer em marketshare com o portal digital.
Solução
O primeiro passo do trabalho com a C&A foi identificar e traçar a rota para todas as melhorias necessárias no marketplace – arquitetura, banco de dados, código e esteira de deploy -, com um diagnóstico preciso sobre o desempenho real.
Com um squad multidisciplinar, envolvendo times internos e com direcionamento estratégico ditado pela C&A, foram identificadas as dores e, a partir daí, foi montado um plano personalizado, de acordo com as demandas e necessidades das equipes, apontando as melhores soluções.
O primeiro passo do trabalho com a C&A deu-se com o assessment e planejamento para desenvolver todas as melhorias necessárias no marketplace – arquitetura, banco de dados, código e esteira de deploy -, com um diagnóstico preciso sobre o desempenho real.
Com um squad multidisciplinar, envolvendo times internos e com direcionamento estratégico ditado pela C&A, foram identificadas as dores e, a partir daí, desenvolveu-se um plano personalizado, de acordo com as demandas e necessidades das equipes, apontando as melhores soluções.
Além da cultura de desenvolvimento ágil, também foi implementada a melhoria da cultura DevOps, automatizando processos, e, consequentemente, diminuindo o tempo de entrega e a complexidade das execuções, levando todas as boas práticas do mercado, implantando e melhorando ferramentas.
A partir de então, o seller consegue ter acesso diretamente através do portal a todos os seus pedidos, respectivos status, acompanhamento do repasse financeiro, além do atendimento aos tickets abertos, entre outras funções, de forma rápida e intuitiva.
Com essas soluções, foi possível garantir uma otimização da infraestrutura com processos e tecnologia de ponta, gerando mais valor ao negócio, além de um ganho de produtividade.
“Agora a C&A tem features de atendimento (SAC) e de financeiro e estamos na fase de construção da jornada do desenvolvedor que é o DevCenter – empresas que se integram com a plataforma do e-commerce”, conta Ruy Pedroso, head de tecnologia da C&A.
Resultados
Com a redução das intervenções manuais de profissionais nos ambientes produtivos, os riscos relacionados à exposição de dados foram consideravelmente minimizados.
Os parceiros de negócios da empresa já notaram as novas facilidades, fator esse que atrai cada vez mais sellers. Inclusive sabe-se que a C&A teve um aumento significativo de sellers em 2021 e resultados que superaram as expectativas.
“O nosso marketplace foi lançado com um padrão modernizado e precisamos ampliar esse modelo para toda a empresa”, explica o executivo.
Outro objetivo é regionalizar a plataforma para oferecer, por exemplo, casacos no Sul do Brasil no inverno e, ao mesmo tempo, roupas mais leves ao cliente no Nordeste.
“Buscamos ser omnichannel, integrar jornadas e transformar processos mais fluidos”, destaca Ruy Pedroso.
A questão da redução de custos foi perceptível nas operações financeiras, com otimização de processos e resultados com menores chances de erros. No longo prazo, todo o projeto trará ganho uma vez que se tornará escalável.
Uma das qualidades da Iteris percebidas pela C&A foi o senso de pertencimento da equipe e a flexibilidade para composição de equipes.
“Notamos um nível de maturidade e cuidado diferenciado dos profissionais da Iteris, com alto nível de engajamento, qualidade técnica e ética profissional”, conta Ruy Pedroso.
Outro ponto que chamou a atenção da C&A foi a transparência da Iteris na hora de não realizar estratégias sem perspectivas positivas, embasados em estudos de mercado e percepção de usabilidade concreta.
“Diante dessas questões, só enxergamos novos começos para a nossa parceria. Temos planos de expansão forte até 2024 e queremos levar o case do marketplace para outros times da C&A, proporcionando uma melhor experiência para todo o ecossistema do negócio,” completa Ruy.
Sobre a C&A
Fundada em 1841 pelos irmãos holandeses Clemens e August, a C&A está entre as maiores redes de varejo do mundo, com mais de 1,8 mil unidades em 24 países da Europa, América Latina e Ásia.
No Brasil desde 1976, com a inauguração da primeira loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, sua filosofia de trabalho continua a mesma: oferecer o melhor da moda por preços acessíveis.
Hoje, já são mais de 280 lojas em 125 cidades e mais de 15 mil profissionais empregados.
Reconhecida pela moda inclusiva, sua missão é ser cada vez mais uma fashiontech – oferecendo um marketplace integrado e fluido para garantir a melhor experiência ao consumidor.