Cenário
O Grupo Globo, composto pelas empresas: Editora Globo, Sistema Globo de Rádio e Globo Ventures, além de mantenedor da Fundação Roberto Marinho, passou recentemente por um processo de reorganização de suas áreas de negócios para oferecer experiências de qualidade por meio de conteúdos e serviços em suas plataformas.
A estratégia teve como foco manter o cliente no centro do negócio, com objetivo de ampliar a força da televisão ao unir sinal aberto e fechado às oportunidades digitais. O movimento “Uma só Globo” foi iniciado, então, em setembro de 2018 contemplando sua fase de planejamento e lançando para o mercado em janeiro de 2020.
Para Eduardo Amaral, AdTech Senior Manager na Globo, o objetivo de todo esse processo reside em tornar o conglomerado 100% media tech e ganhar escala em um mundo em que o conteúdo e a tecnologia se tornem uma coisa só, impactando o modelo de negócios, tanto das empresas de mídia, como das chamadas big techs.
Desafio
Um dos grandes desafios de uma empresa para se tornar digital residia na mudança de mentalidade e de cultura. Considerando esse cenário, o Grupo Globo, que já passava por grandes mudanças estruturais, fruto da execução de seu planejamento estratégico, lançou o desafio de se tornar 100% media tech em até três anos.
Em vista disso, a Globo iniciou o desenvolvimento e implementação de ferramentas nas plataformas Globo Ads – para grandes anunciantes – e Globo SIM – um novo foco da organização com objetivo de inserir pequenos anunciantes no ecossistema da publicidade.
Dois projetos que tendem a romper com as práticas publicitárias de mercado na América Latina, estimulando a inovação em seu segmento. Isso porque, o modelo de envio de publicidade para TV aberta até então sempre foi baseado em envio de arquivos, sem envolvimento de tecnologia e muito menos interação do consumidor final.
Solução
Para automatizar esse processo, o Squad da Iteris que desenvolve o Globo Ads se apoiou na inteligência de dados em nuvem para garantir ao anunciante a melhor jornada: desde comprar sua grade, fazer o anúncio, acompanhar se está reservado e se vai ao ar, entre outras experiências que facilitaram a conversão e reduziram os custos para os anunciantes de qualquer associada à Globo, seja TV ou internet.
Pelo Globo Ads, o anunciante também consegue verificar o desempenho de sua campanha, como nível de impacto, sexo, idade classe social, ibope e mídias sociais, fornecendo também um pós-venda mais preciso para agências.
“Para alcançar esses resultados usamos técnicas de modelagem estatística baseadas em Inteligência Artificial (IA), isto é, a capacidade de uma máquina tomar decisões autônomas a partir de em resultados dos modelos estatísticos; e Machine Learning (ML), a capacidade de retroalimentação de uma máquina para que ela possa continuar aprendendo com base nos padrões contidos nos dados.”
Além desta frente de atuação, a Iteris fornece squads para o projeto Globo SIM, um modelo inovador para a organização, que oferece anúncios short tails, com o objetivo de facilitar a venda de espaços comerciais para o pequeno anunciante. Não é preciso depender de agência, tão pouco de experiência em como fazer propaganda.
Pelo site é possível escolher o valor e simular o anúncio. Esse modelo reduz custos e oferece mais autonomia aos pequenos anunciantes, revolucionando a maneira que a Globo dialoga com esse público, que até então não era o foco da organização.
Dentre os pontos fortes deste projeto, extremo comprometimento e participação em todas as etapas de Discovery ganham destaque segundo a equipe da Globo, além da integração e resposta rápida da Iteris em relação aos problemas que foram surgindo no decorrer dos processos.
Dessa forma, a Iteris tem uma importante posição no time de desenvolvimento da organização com o objetivo de unificar os dados e as informações que serão consumidas, inclusive quais são os tipos de interações que o público pode ter com o ecossistema.
Os resultados
O Globo Ads e o Globo SIM têm agradado os anunciantes pelo fato de poderem acompanhar todas as etapas da campanha. Foi observado um aumento na quantidade de conversão também de anunciantes.
“A Globo tem a visão de colocar o cliente no centro e poder mostrar que se preocupa com a experiência dele por meio de resultados é fantástico! Grande parte do nosso faturamento passa por essas plataformas. O Globo SIM é a nossa nova aposta para ganhar abrangência”, destaca Eduardo.
A automatização das plataformas contribuiu bastante para a redução de custos.
“Vemos na Iteris atributos que estão acima dos padrões das consultorias de TI do mercado, aqui no Brasil e no exterior, tais como perfil consultivo, disponibilidade todos os dias da semana, em qualquer horário, desburocratização e agilidade nos processos, organização do trabalho e, sobretudo, assertividade na identificação e resolução de problemas, além de uma relação custo-benefício justa com as melhores práticas de mercado”, ressalta o executivo.
A Globo também reconheceu a agilidade da Iteris nas entregas, abrindo espaço para respostas rápidas nas tomadas de decisões.
“Temos uma relação muito forte e mútua de confiança. A Iteris caminhou 100% conosco. Seu comprometimento e transparência nos diálogos foram fundamentais em todas as etapas. E ainda temos muito que evoluir em outras plataformas. Nossa parceria carrega toda uma bagagem já apresentada e provada pela Iteris, eles não oferecem só o básico do carro, vem todos os opcionais”, completa o executivo.
A parceria Grupo Globo e Iteris gerou ótimos resultados e segue para o caminho do que sabe fazer melhor: mudanças significativas para a transformação digital no maior Grupo de Comunicação do Brasil.
Sobre o Grupo Globo
O Grupo Globo, Organizações Globo Participações S.A, é formado por um conjunto de empresas de criação, produção e distribuição de conteúdo em todas as plataformas.
Em 2016, o Grupo foi citado entre os maiores proprietários de mídia do mundo, de acordo com o ranking produzido pela consultoria Zenith Optimedia, sendo a única empresa brasileira da lista. Sua produção nas áreas de Jornalismo, Esporte e Entretenimento atinge 99,6% da população brasileira e a programação de seus canais lineares fala com mais de 100 milhões de brasileiros diariamente.
A organização tem uma atuação ampla em todas as plataformas e conhece profundamente o público brasileiro, com quem estabelece uma relação direta e para quem oferece variadas experiências, produtos e serviços.