Cenário
O endividamento é um problema que vem crescendo no Brasil. Dados do Serasa de setembro de 2022 indicavam que mais de 68 milhões de brasileiros estavam inadimplentes, ou seja, com o nome restrito por causa de dívidas.
Este cenário desafiador reforça a importância do trabalho de empresas como a Recovery.
Presente no mercado de cobrança há mais de 20 anos, a Recovery é uma empresa do Grupo Itaú. A missão da empresa é transformar dívidas em recomeços.
O negócio da Recovery funciona da seguinte forma: quando o consumidor fica endividado, as empresas onde ele fez a dívida (que podem ser bancos, financeiras, lojas do varejo, prestadores de serviço, entre outros) passam a fazer a cobrança. Com o passar do tempo, em situações que o consumidor não paga a dívida, esse processo fica cada vez mais custoso e as empresas podem ceder esses débitos para terceiros ou ainda contratar instituições, como a Recovery, para fazer a cobrança por elas.
A partir disto, a Recovery realiza gestão das dívidas de ponta a ponta. A cobrança é feita por diversos canais de comunicação, passando pelo atendimento telefônico até a renegociação 100% on-line. Todo esse processo é coordenado diariamente por um time que trabalha para melhorar a saúde financeira de milhões de brasileiros com qualidade, eficiência e respeito.
A busca pela excelência levou a Recovery a repensar sua plataforma tecnológica, para que pudesse fornecer uma experiência de negociação mais fluida para seus clientes, com menores tempos de resposta dos seus sistemas e com uma infraestrutura tecnológica que pudesse atender rapidamente mesmo em momentos de grandes volumes de acesso, que acontecem de forma sazonal.
Desafio
O desafio, então, deu-se na busca por um parceiro para a criação de uma arquitetura de software e hardware moderna e escalável para oferecer um serviço de qualidade impecável na negociação de dívidas, sem interrupção e com tempo de resposta menor do que vinha sendo experimentado até então, principalmente nas campanhas sazonais de marketing, que impulsionam milhares de pessoas a negociarem suas dívidas em um curto período de tempo.
Foi neste momento que encontram a Iteris – consultoria com 13 anos de mercado, que possui em sua carteira mais de 100 grandes clientes, com operações no Brasil e Estados Unidos.
Solução
O encontro com a Iteris é marcado por uma relação de parceria desde 2017. E com este projeto não foi diferente. A implementação de uma arquitetura de microsserviços segmentando o sistema legado em partes menores facilitou a manutenção da solução, além de permitir a utilização de uma nova infraestrutura baseada em nuvem, promovendo a escalabilidade e estabilidade que a Recovery buscava. Com a dedicação de profissionais capacitados dos times Iteris e Recovery trabalhando com um só objetivo, o sucesso foi garantido.
O projeto teve início com o assessment de arquitetura, dentro do qual foi diagnosticado o que deveria ser feito para solucionar o problema, seguido pela criação de uma squad para focar neste desafio. Para poder validar a hipótese de solução, inicialmente foi feito um projeto piloto com a criação de um microsserviço simples, mas que já ajudava a testar alguns pontos da solução. Depois do teste, criou-se um Roadmap de modernização, priorizando os canais digitais que mais sofriam com picos de acesso durante as campanhas sazonais. Hoje, 100% destes canais estão usando esta arquitetura que roda na nuvem e, com isso, foi possível reduzir o tempo de resposta das APIs de quase 5 minutos para menos de 1 segundo.
Uma entrega de ponta a ponta realizada pelo time Iteris, atuando em conjunto com a Recovery.
Resultados
A jornada de negociação de dívidas da Recovery ficou mais fluida, sem interrupções e sem demoras, com tempo de resposta abaixo de 1 segundo e 99% de disponibilidade.
“Na Recovery, acordamos todos os dias pensando em transformar dívidas em recomeços e entendemos que a tecnologia tem um papel fundamental nisto. Nossa plataforma tecnológica atual permite que nossos clientes negociem suas dívidas de maneira rápida e sem interrupções, mesmo em momentos de grandes volumes de acesso. Este foi um passo importante da nossa transformação e temos muito mais a ser feito. “Aqui fazemos #todosjuntos, com um time de tecnologia fantástico que atua em parceria total com o negócio.”, afirma Wendel Benedik Santos, Head de TI da Recovery.
Sobre a Recovery
Com mais de 20 anos em atuação no mercado de cobrança, a Recovery é uma empresa do Grupo Itaú que realiza toda gestão e administração de dívidas.
A companhia implementamos constantemente novas tecnologias para aumentar a praticidade de seus clientes na hora de resolver suas pendências financeiras, de forma a tornar o processo de cobrança mais amigável e simples.
Transformar dívidas em recomeços. Esse é o motivo pelo qual a Recovery trabalha todos os dias.